Joal Teitelbaum | Revista Best Home – Edição 41
16300
page-template-default,page,page-id-16300,qode-listing-1.0.1,qode-social-login-1.0,qode-news-1.0.2,qode-quick-links-1.0,qode-restaurant-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-13.0,qode-theme-bridge,bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.4,vc_responsive
 

Revista Best Home – Edição 41

Edição 41 – Maio Junho e Julho 2014

EDITORIAL DO MÊS

REPENSAR E AGREGAR VALOR À DÁDIVA DA VIDA

Quando Arthur Clarke escreveu, com magistral visão de futuro, “2001, Uma Odisseia no Espaço”, isso em 1968 e, portanto, antes de o homem pisar na Lua, estabeleceu uma linha de tempo evolutiva, iniciando com primatas e chegando a concepções que resistem ao tempo. Desencadeou com isso um enorme número de perguntas que conduzem a repensar a dádiva da vida.
Para Alvin Toffler, “Arthur Clarke sempre se colocou ao lado da possibilidade humana contra as forças da impossibilidade”. Em uma de suas reflexões, Toffler afirma que “A pergunta certa é mais importante que a resposta certa à pergunta errada”, o que converge com o pensamento de Edward Deming de que “Se você não sabe fazer a pergunta certa, você não descobre nada”.
Face à genialidade desses visionários, nos atrevemos a buscar um conceito para que os valores da sustentabilidade da vida não sejam atropelados por uma evolução que se desloca em alta velocidade. Emerge então o tema do questionamento certo para buscarmos a respostas certa.
Essa jornada de repensar a dádiva da vida é a perene viagem do consensual e do enfrentamento, e não se limita ao indivíduo ou à sociedade.
É um desafio relacionado diretamente com a qualidade e governança no âmbito das nossas cidades, estados, países, e alcança os foros internacionais.
Sim, estamos sendo conscientemente repetitivos ao insistir nesse preceito e lançar esta pergunta: será a dádiva da qualidade a sustentabilidade da dádiva da vida? Esperamos não contrariar Deming ou Toffler ao concluir com um vigoroso sim, pois a qualidade agrega valor à dádiva da vida!

Joal Teitelbaum
Diretor-Presidente do Escritório de Engenharia Joal Teitelbaum