Sendo membro do United States Green Building Council (USGBC) e do Green Building Council Brasil (GBC Brasil) e possuindo experiência neste tipo de empreendimento, a Joal Teitelbaum implementa processos de gerenciamento da sustentabilidade para novos empreendimentos de empresas e indústrias que queiram adequar suas instalações ou projetar suas novas fábricas e sedes conforme os conceitos do USGBC.
Complementarmente, padroniza os processos, estabelece itens de controle para a empresa contratante monitorar o desempenho de seus novos Green Buildings e gerencia o processo de Certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) para as organizações que queiram certificar seus empreendimentos no USGBC.
Identificar o GAP entre a empresa e os padrões internacionais de sustentabilidade e qual o nível de certificação desejada.
O que deverá ser feito para atingir os objetivos, quanto tempo levará e quanto custará.
Elencar responsáveis e prazos.
Treinamento, orientação, controle e aprendizado do que está em execução; documentação do projeto; lições aprendidas.
Acompanhamento da instalação dos equipamentos, medições, verificações, controles e documentação.
Envio da documentação e certificação (90 a 150 dias). Acompanhamento do desempenho da edificação por 10 meses.
A Joal Teitelbaum adota estes conceitos de Green Building em todos os seus empreendimentos da área imobiliária e de construção e gerenciamento de empreendimentos para terceiros, sendo que, em 2007, lançou o primeiro edifício residencial do Brasil com o Conceito Green Building, o Príncipe de Grenfield.
Desde 1995, avalia a sustentabilidade dos empreendimentos da Joal Teitelbaum, desde a fase de projetos até a fase de utilização, através de parâmetros socioambientais. Este processo já foi reconhecido e premiado por entidades como CNI, FIERGS e CBIC, através das seguintes distinções:
• Prêmio CNI de Gestão Ambiental – Etapa Nacional
• Prêmio CNI de Gestão Ambiental – Etapa Estadual
• Concurso Falcão Bauer de Novas Técnicas na Construção Civil – CBIC
Desde o ano 2000, aplica a Gestão Integrada de Qualidade e Meio Ambiente, Saúde e Segurança na Construção Civil. Seus processos são avaliados pelos examinadores do PGQP desde 1996, e emblematicamente reconhecidos com os Troféus Diamante, Ouro, Prata e Bronze, inéditos em seu setor de atuação. No ano de 2003, foram avaliados pela Fundação Nacional da Qualidade, quando conquistou o PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE, tornando-se a primeira e única empresa construtora de Classe Mundial, segundo os critérios da FNQ.