APRENDER E REAPRENDER
Há exatos um ano, estávamos publicando a nossa Revista Best Home, logo após as enchentes de 2024. Falamos de resiliência, reconstrução, das virtudes do povo gaúcho em se reinventar e da forma generosa com que toda a população brasileira ajudou nosso estado a se reerguer.
Passados pouco mais de doze meses, empresas, instituições e federações empresariais tem feito seu papel. Reinvestimentos de grande vulto, dedicação e muito trabalho vem sendo empreendido, mesmo com um cenário desafiador de juros altos, inflação e guerras que impactam o fornecimento de matérias primas ao redor do globo.
Isso é mostra que nosso povo, aguerrido e bravo, não deixa de fazer sua parte na equação que leva ao sucesso. Podemos dizer que estamos vivendo uma “Tempestade Perfeita”. Uma taxa Selic ao redor de 15%, fuga de recursos da poupança, inflação de insumos acima do INCC-M (índice nacional da construção civil), que regra as políticas de correção de parcelas em empreendimentos imobiliários, poderiam levar a um desestimulo e ao “desinvestimento”. Adicionalmente, os preços de mercado estão consideravelmente abaixo do razoável, uma vez que não acompanharam o aumento de preços de imóveis ocorrido em outras capitais, aliados a uma queda brusca em lançamentos no Rio Grande do Sul que, por sua vez, levam a redução de estoques e à escassez de determinados produtos.
Neste momento, empresas consolidadas e com um planejamento baseado na capacidade operacional e no mercado consumidor, tem a oportunidade de vislumbrar grandes oportunidades. Assim como ocorre no mercado de ações, onde não se compra ações em alta ambicionando valorização, o mercado imobiliário, formado por ciclos de altas e baixas, chega a uma inflexão positiva. Apenas neste ano de 2025, mais de 80% das empresas incorporadoras de capital aberto tiveram substanciais altas no valor nominal de suas ações em bolsa. Isso significa que o mercado já fez a leitura do cenário futuro.
Chegamos, ao que parece, a um limite da Selic e 2026 é ano eleitoral. Com uma previsão de redução da taxa de juros, um estoque baixo em Porto Alegre, os imóveis se valorizarão a taxas muito acima dos índices de mercado. E é neste contexto que a Joal Teitelbaum vem se posicionando. Com o desenvolvimento de projetos diferenciados nos melhores bairros de Porto Alegre, cinco lançamentos nos últimos 12 meses na cidade de Pelotas dentro do Bairro Quartier e um lançamento da Serra, a Empresa se posiciona com o foco do que o cliente procura. Importante ressaltar a performance, com mais de 85% das unidades vendidas nos recentes empreendimentos em Pelotas e neste mês lançou o empreendimento SYNC MOINHOS, no coração do Bairro Moinhos de Vento. Ele terá unidades de 01 dormitório e 01 suíte, 02 dormitórios e 02 suítes e apartamentos Duplex, além de uma infraestrutura completa de lazer e certificado de sustentabilidade GBC Condomínio, transformando este empreendimento em mais um marco de arquitetura inovadora para o portfólio da Joal Teitelbaum.
Ainda, na linha de produção, mais um breve lançamento de empreendimento com 01 apartamento por andar e 250m² privativos, também no bairro mais charmoso da cidade.
E este é nosso dever com a sociedade gaúcha. Promover o desenvolvimento social através do desenvolvimento econômico e sustentável. Investimentos em novas fontes de produção, aderentes às necessidades do mercado, em terrenos estrategicamente localizados, criando valor através de arquitetura inovadora, é a chave para seguirmos crescendo de forma estruturada e segura.
O ciclo empresarial é longo e cheio de desafios. Equipes consolidadas, parceiros estratégicos e confiança do mercado em nossa capacidade certamente levam a um presente de muito trabalho e a um futuro de realizações. Aprendendo e reaprendendo com as lições e desafios. Assim, chegaremos, juntos, mais longe.